Temperatura deve atingir 4ºC esta semana na Região Serrana

Temperatura deve atingir 4ºC esta semana na Região Serrana

Temperatura deve atingir 4ºC esta semana na Região Serrana A temperatura deve cair muito esta semana e o frio do invérno começa a ser percebido com mais intensidade. Na segunda-feira (21) a

Leia tudo

Temperatura deve atingir 4ºC esta semana na Região Serrana

A temperatura deve cair muito esta semana e o frio do invérno começa a ser percebido com mais intensidade. Na segunda-feira (21) a temperatura deve chegar a 4ºC em Petrópolis e a sensação térmica deve ficar abaixo desta previsão.
Com a chegada do inverno, alguns cuidados devem ser tomados para manter a saúde em dia. Com a queda das temperaturas e clima seco, chegam também a tosse, os espirros, o ressecamento da pele, danos aos cabelos, alergias respiratórias, infecções, resfriados, dermatites atópicas e até rugas de expressão.
Além do tradicional resfriado, as temperaturas mais baixas podem trazer diversos impactos ao organismo. Um deles é aumentar o risco de infarto em até 30% para os que têm fatores de risco, como fumantes e diabéticos.
Separamos algumas dicas para ajudar a amenizar estes riscos:
PELE
Tome banhos frescos e rápidos, uma vez ao dia, com pouco sabonete ou com sabonetes especiais, sem bucha nem esfregão. Hidrate a pele, principalmente, logo após o banho.
MÚSCULOS
Alongue-se e aqueça-se antes de qualquer atividade física. Agasalhe-se para diminuir a contração muscular involuntária e evitar problemas.
CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
Evite contato com água fria e objetos muito frios. Controle a pressão arterial e faça exames regulares de glicose, colesterol e triglicérides. Não fume e pratique atividade física regularmente.
GORDURA
Opte por bebidas quentes e saudáveis, como chás sem açúcar e sopas de legumes. Se consumir chocolate quente, prefira utilizar leite desnatado e chocolatado diet ou amargo.
VITAMINA D
Recomenda-se exposição diária ao sol de 15 a 20 minutos sem protetor solar, evitando o horário entre 10h e 16h. Consuma alimentos fontes de vitamina D, como sardinha e atum.
CORAÇÃO
Realize check-up anualmente. Pratique exercícios físicos com orientação profissional. Consuma alimentos saudáveis, evite gorduras e sal em excesso.
RESPIRATÓRIO
Consuma alimentos fontes de vitamina C, como laranja, manga, limão, maracujá, abacaxi, kiwi e morango. Beba muita água. Evite locais muito fechados. Lave as mãos com frequência.