Sangue nas fezes do cão

Sangue nas fezes do cão

Se o seu cachorro está fazendo cocô com sangue, é sinal de que algo está errado. As fezes podem apresentar um muco vermelho vivo (sangue) ou ser uma diarreia de cor escura e mal cheirosa. Em qualquer

Leia tudo

Se o seu cachorro está fazendo cocô com sangue, é sinal de que algo está errado. As fezes podem apresentar um muco vermelho vivo (sangue) ou ser uma diarreia de cor escura e mal cheirosa. Em qualquer um dos casos, seu cachorro precisa ser consultado por um veterinário. Apenas um profissional capacitado poderá diagnosticar a causa e tratar o seu cachorro.

Podem ser vários os motivos das fezes com sangue. Um deles é a Parvovirose, que é uma doença grave e que precisa ser tratada o quanto antes, além de que o animal precisa também ficar isolado. Se não for tratada, pode levar à morte do animal, principalmente filhotes.

O cocô com sangue também pode indicar viroses que atacam a mucosa dos intestinos: Coronavírus, Rotavírus ou Giárdia. O animal precisará de medicamentos específicos para se recuperar.

Em um caso mais leve, o sangue nas fezes pode indicar verme, que será tratado com vermífugos, prescritos pelo veterinário.

Mas, as causas de sangue nas fezes podem ser várias, por exemplo o envenenamento (se tiver acompanhada de salivação excessiva) ou a ingestão de um objeto pontiagudo que perfurou o intestino (neste caso, provavelmente o cão também vai vomitar sangue).



Como evitar sangue nas fezes

Se a causa do sangue nas fezes for o ressecamento das fezes, o cão pode forçar muito para evacuar e assim machucar o reto, saindo sangue. Isso normalmente é mais comum em cães idosos. Aumentar a ingestão de água pode ajudar. Um fio de azeite extravirgem na ração também ajuda o cão a evacuar melhor.

Se você mudou a alimentação do cachorro recentemente, ele pode ter alguma alergia ou intolerância a algum ingrediente, o que também pode provocar o sangue nas fezes.


Causas de sangue nas fezes dos cachorros

– Parvovirose
– Coronavírus
– Rotavírus
– Giárdia
– Verme
– Envenenamento
– Corte no intestino
– Fezes ressecadas
– Alergia ou intolerância alimentar
– Infecção no reto
– Infecção nas glândulas perianais
– Úlcera gástrica


Se seu cachorro apresentar sangue nas fezes, leve-o imediatamente ao veterinário.