Por que alguns cachorros têm a língua azul?

Por que alguns cachorros têm a língua azul?

Por que alguns cachorros têm a língua azul? Por que alguns cachorros têm a língua azul? Você com certeza já viu e já se perguntou o motivo de algumas raças de cães terem a língua azul, não é mesmo?

Leia tudo

Você com certeza já viu e já se perguntou o motivo de algumas raças de cães terem a língua azul, não é mesmo? Mas você sabe por que isso ocorre? Descubra agora mesmo!



Quais raças têm a língua azul?


O Chow Chow é, sem dúvidas, o mais famoso de todos. Mas o Shar Pei também tem essa característica. Porém, existem cerca de outras 50 raças que podem apresentar pigmentos e manchas na língua, como por exemplo, o Akita, o Pastor Australiano, o Cocker Spaniel, o Dálmata e outros.

Chow Chow
Chow Chow



Por que o cachorro tem a língua azul?


A língua azul é o resultado de uma característica genética de algumas raças que possuem um depósito extra de melanina nesse órgão, tornando assim a coloração azulada ou arroxeada.



O que é a melanina?


É o pigmento responsável por determinar a cor da pele e do cabelo, por exemplo.



Então é normal que os cães tenham a língua azul?


Nas raças que possuem essa predisposição, sim, é completamente normal. Agora, se o seu cãozinho nunca teve a língua roxa ou azul e agora você tem notado que em alguns momentos do dia, principalmente após os exercícios, ele tende a ficar com a língua arroxeada é bom leva-lo ao Veterinário o quanto antes. Língua e mucosas azuladas ou roxas podem significar problemas cardíacos e o termo correto para essa alteração é cianose. Se esse for o seu caso, é imprescindível buscar um profissional.