O Poder da linguagem corporal, que abrem as portas do sucesso pra você!

O Poder da linguagem corporal, que abrem as portas do sucesso pra você!

A Imagem é fundamental, e representa 55% da comunicação.

Leia tudo

A Imagem é fundamental, e representa 55% da comunicação. A linguagem corporal conta muito quando você pensa em ser uma pessoa de sucesso, ou até mesmo quando você se pergunta: Porquê será que me visto bem, e as pessoas não me notam?
Ficou curioso? Então vamos aos seguintes gestos para agregar mais ainda poder a sua imagem!

O Sorriso

Enquanto o riso constante pode fazer você parecer frívola, e é irritante. O sorriso vai te fazer se sentir melhor. Se você rir e sorrir genuinamente, porém, que vai fazer você se deparar como sendo quente e amigável.

Evitar a criação de barreiras

Se você criar barreiras entre você e as outras pessoas, então eles vão desligar ao que você está dizendo. Slouching e cruzar os braços na frente de você dissuade as pessoas de serem abertos com você, para adotar uma postura relaxada, aberta e que irá convidar mais interação.

Não fidget

Quando você está falando, ou dando uma apresentação, não incomodar e se contorcer ao redor, porque isso vai dar a impressão de que você está nervoso, ou que você tem algo a esconder. Sente-se direito e ficar parado. Não coloque a sua mão para o seu rosto também, porque isso também é um sinal de que uma pessoa poderia estar mentindo.

Obter o direito handshake

Seu aperto de mão pode dizer muito sobre você e uma pessoa poderia fazer um julgamento sobre você baseada apenas em que, por isso seria bem vale a pena pensar sobre o que seu aperto de mão está dizendo sobre você. Um fraco aperto de mão, limp irá sugerir que você não tem carro e que lhe falta confiança. Um aperto de mão esmagar ossos, por outro lado, vai fazer você olhar como você tem uma personalidade excessivamente dominador.

Mantenha as palmas das mãos viradas para baixo

Se você assistir os políticos na TV, que terão sido treinados em linguagem corporal, você vai notar que eles colocam suas mãos palmas para baixo em um pódio quando eles dão um discurso. Isto porque ter suas mãos, as palmas para baixo, projeta a imagem de uma pessoa que está em uma posição de autoridade e que é confiável.


Aumentar a sua confiança com um poder de postura

Se você quer que apareça, e sentir, mais confiante, então tente adotar um poder-pose. Pesquisadores da Escola de Negócios de Harvard descobriram que de pé com as pernas afastadas, ou sentar em sua cadeira com os pés sobre a mesa e as mãos cruzadas atrás do seu pescoço, aumenta a sensação de domínio e poder. Se você adotar um poder-pose para um par de minutos antes de entrar em uma reunião, você vai se sentir muito mais confiante quando você fala.

Olhar

Em situações de trabalho, a maior parte das pessoas emprega o que Camargo chama de “olhar profissional”, isto é, mantém os olhos paralelos aos do interlocutor, com a visão fixa na região da testa. Essa forma de observar o outro transmite seriedade e profissionalismo. Para ganhar credibilidade, porém, é interessante intercalar esse estilo com o “olhar afetivo”, em que a sua visão se divide entre os olhos e a boca dele. Segundo o especialista, essa é uma forma mais amigável e menos impessoal de manter contato visual com alguém. Outra técnica para desarmar o outro é sutilmente arregalar os olhos e erguer as sobrancelhas enquanto ele está falando. “Isso vai transmitir imediatamente a mensagem de que você está enxergando a pessoa e se interessa por ela”, explica.

Mostre a palma das mãos e faça o “gesto do abraço”

Camargo diz que o apresentador Sílvio Santos é um mestre em dois truques clássicos de linguagem corporal para aumentar o poder de persuasão. O primeiro é mostrar a palma das mãos enquanto fala. “Esse gesto envia o recado primitivo de que você está desarmado, que não tem pedras ou armas na mão para agredir o outro”, explica o especialista. A outra posição típica de Sílvio é colar os cotovelos no corpo, na altura das costelas, como se abrisse os braços para “abraçar” o telespectador. A postura transmite sinceridade, credibilidade e segurança: é como se você pudesse acreditar sem medo no que ele está dizendo.

Elimine pausas com “hum” e “ééé”

Pessoas que fazem pausas audíveis, como “hum” ou “ééé”, têm menos credibilidade do que aquelas que conseguem falar de forma contínua. Assim, é fundamental eliminar ou reduzir a produção desses sons com a ajuda da linguagem corporal. Tente usar frases mais curtas e preencher os silêncios entre elas com um sorriso ou um gesto. Também é importante cuidar da respiração, isto é, mantê-la o mais calma e natural possível. Isso garantirá um ritmo cadenciado e constante de fala, um ingrediente fundamental para a credibilidade do seu discurso.

Evite fazer “não” com a cabeça enquanto escuta

Você está tentando convencer o seu colega de um projeto e ele está dizendo que não gosta da ideia? Enquanto ele expõe seus argumentos, procure não fazer um movimento de negação com a cabeça — ainda que não concorde com uma vírgula do que está sendo dito. Às vezes, o gesto de negação é automático, mas é mais estratégico apostar no oposto. Faça leves movimentos de “sim” com a cabeça, para garantir ao outro que seus ouvidos estão abertos para ele. Isso irá desarmá-lo imediatamente, e evitará que a conversa ganhe contornos de disputa. “Se você já começa a contestar o outro enquanto ele fala, ele vai se sentir desrespeitado e ameaçado”, diz Camargo. “Dificilmente você vai conseguir convencê-lo do contrário quando for a sua vez de falar”.


Posts Relacionados