O Cabelo Durante e Após a Gravidez

O Cabelo Durante e Após a Gravidez

Durante a gravidez, ocorrem mudanças no fluxo hormonal no corpo da mulher que vai acarretar várias outras, incluindo o sono e o humor, por exemplo. Essa alteração hormonal também vai provocar

Leia tudo

Durante a gravidez, ocorrem mudanças no fluxo hormonal no corpo da mulher que vai acarretar várias outras, incluindo o sono e o humor, por exemplo. Essa alteração hormonal também vai provocar mudanças nos cabelos das gestantes. Veja a seguir.

Cuidados com os cabelos na gravidez





Como funcionam as fases dos cabelos
Os cabelos possuem três fases naturais: a Anágena, a Catágena e a Telógena.

Na fase Anágena, os fios de cabelo crescem em torno de 1,5cm por mês. Essa fase costuma durar de dois a sete anos, e geralmente a maior parte dos fios se encontra nessa fase durante a maior parte da vida.
A fase Catágena costuma durar até três semanas, que é quando os fios param de crescer, entrando em período de repouso. Geralmente a menor parte deles se encontra nessa fase, enquanto a maioria está na fase Anágena.
A fase Telógena é a fase em que os fios caem. Depois que o fio cai, a raiz descansa por volta de dois a quatro meses, e então um novo fio nasce e entra na fase Anágena, que é de crescimento. É natural haver uma queda de 50 a 100 fios por dia.
Queda de Cabelo na Gestação

Alterações no cabelo durante a gravidez
Por conta das alterações hormonais, algumas mulheres ficam com os cabelos mais volumosos e brilhantes enquanto outras percebem que os fios estão mais secos e quebradiços.

Por influência do aumento de estrogênio, os fios passam mais tempo crescendo e caem menos do que cairiam da cabeça de uma mulher que não está grávida. Isso deixa o cabelo mais volumoso e, dependendo de cada caso, mais brilhante ou mais liso ou crespo. Também há, em muitas mulheres, aumento nos hormônios andrógenos e isso pode influenciar o crescimento dos pelos.

A queda dos fios durante a gestação é bem incomum, então é importante que você se consulte com um médico de qualquer forma, mas essa queda também pode ser explicada pelo ressecamento devido ao aumento de progesterona no corpo.

O que eu faço em caso de queda de cabelo durante a gravidez?
Procure não escovar tanto o cabelo e usar um xampu suave, sempre tomando cuidado com ele, sem usar prendedores ou similares. Evite qualquer tipo de substância química, também pelo fato de que esse tipo de produto por ir para a corrente sanguínea e ter contato com o feto.

Queda de cabelo pós parto



E por que o cabelo cai depois da gravidez?
Durante a gestação, os fios permanecem na fase Anágena, ou seja, não caem, entram na fase de repouso, isso por conta das alterações dos hormônios. Inclusive o cabelo fica mais volumoso e viçoso.

Mais ou menos três meses depois do nascimento do bebê, os hormônios se normalizam, e todo o cabelo que não caiu durante a gestação começa a cair. A maioria das mulheres se assusta nessa hora, mas além do fator hormonal, grande estresse, mudanças bruscas de peso e cirurgias podem provocar queda de cabelo, e essas coisas costumam acontecer após uma gravidez.

Se o número maior de fios que aparecem na sua escova, no ralo ou na hora de secar o cabelo te incomoda ou assusta, você pode diminuir as lavagens e a escovação. Se o problema for muitos fios no trabalho ou em locais públicos, lave e escove bem em casa.

O cabelo costuma voltar ao normal em torno de 6 meses depois. Por isso podem ficar tranquilas em relação a queda queda.