Merengue de Morango com Ganache Branco

Merengue de Morango com Ganache Branco

Ingredientes: 1/2 litro de creme de leite fresco (nata) 100g de açúcar 300g de chocolate meio amargo 1 lata de creme de leite com soro (usei um caixinha de 200g, creme de leite UHT) 1/2 xícara de

Leia tudo

Ingredientes:
1/2 litro de creme de leite fresco (nata)
100g de açúcar
300g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite com soro (usei um caixinha de 200g, creme de leite UHT)
1/2 xícara de vinho do Porto
300g de suspiros comprados prontos
1kg de morangos frescos cortados pela metade (reserve alguns inteiros para decorar)

Modo de fazer:
1. Bata o creme de leite fresco na batedeira. Quando começar a engrossar, acrescente o açúcar até ficar em ponto de chantilly (você pega um pouco com uma colher e ele não cai). Se não tiver segurança quanto ao ponto, aconselho a colocar direto o açúcar, sem bater um pouco antes. Eu me distraí e o resultado foi um monte de manteiga doce. Meu sobrinho teve que sair correndo, na véspera de Natal, para encontrar um mercado aberto que tivesse nata para vender. Reserve.
2. Faça o ganache: derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (deixe 40s, tire e mexa; se não estiver derretido, deixe mais 20s). Junte ao chocolate derretido a caixa de creme de leite e o vinho do Porto. Reserve.
3. Em uma compoteira, saladeira, enfim, alguma coisa bonita e transparente que você tenha em casa, alterne camadas de chantilly, suspiros, morango e ganache. Pode ser feito em um prato raso, daqueles para bolo com pé. Neste caso, vá formando um cone.
4. Decore com os morangos reservados e alguns merengues