Farra do Boi é registrada neste final de semana na região

Farra do Boi é registrada neste final de semana na região

Mais um animal utilizado em uma farra do boi foi recolhido em Florianópolis na tarde deste domingo (15). A vaca foi encontrada amarrada em uma árvore, em uma servidão do Canto da Lagoa. Após

Leia tudo

Mais um animal utilizado em uma farra do boi foi recolhido em Florianópolis na tarde deste domingo (15). A vaca foi encontrada amarrada em uma árvore, em uma servidão do Canto da Lagoa. Após receberem a denúncia por Facebook, os administradores da página Farra do Boi Nunca Mais contataram a Polícia Militar Ambiental e foram ao encontro da vaca.

Segundo a Acapra (Associação Catarinense de Proteção aos Animais), responsável pela página, o animal estava em boas condições, mas bastante estressado. Ele tinha ferimentos leves nas patas, pois foi utilizado em uma farra na noite de sábado (14), também no Canto da Lagoa.

De acordo com a associação, as primeiras denúncias vieram por volta das 23h de sábado e foram repassadas à polícia. Uma guarnição chegou a ir ao local durante a noite, mas não localizou os envolvidos a tempo.

Após a captura, a vaca passará por um processo de regularização, e investigações policiais tentarão determinar a sua origem. Depois de ser liberada, ela poderá ser encaminhada para um santuário de animais ou para um adotante vegetariano, que assinará um termo de responsabilidade pelo animal.

A dificuldade, destaca um representante da Acapra, é manter o animal até o momento da regularização. A ONG arca com todos os custos e realiza campanhas para angariar fundos, já que não recebe nenhum tipo de auxílio financeiro da prefeitura e do Estado. Este ano, a associação já resgatou seis animais envolvidos em farra do boi.

A farra do boi virou crime em 1997, em função de um acórdão do STF (Supremo Tribunal Federal). As denúncias podem ser feitas pelo telefone de emergência 190 ou no 1º Pelotão da PMA, (48) 3665-4487.