Estomatite aftosa: aprenda a fazer remédios caseiros 😲😲

Estomatite aftosa: aprenda a fazer remédios caseiros 😲😲

Se uma ferida isolada que aparece na boca ou garganta já é ruim e bastante dolorosa, várias delas ao mesmo tempo, então, nem se fala. A estomatite aftosa é mais ou menos assim. Ela dura cerca de 10

Leia tudo

Se uma ferida isolada que aparece na boca ou garganta já é ruim e bastante dolorosa, várias delas ao mesmo tempo, então, nem se fala. A estomatite aftosa é mais ou menos assim. Ela dura cerca de 10 dias, não é contagiosa e, a não ser que seja recorrente, com intervalos menores que quatro semanas, não precisa de tratamento específico. O tratamento para aliviar os sintomas até que o ciclo das feridas esteja completo pode ser caseiro. Existem várias receitas para isso, mas antes delas, é fundamental uma boa higiene oral e o uso de antisséptico bucal. O bochecho com água morna e sal, duas a três vezes ao dia, também alivia os sintomas e facilita a cicatrização das feridas.

Sucos

Uma boa receita caseira contra a estomatite aftosa inclui o suco de cenoura com beterraba. Coloque no liquidificador uma cenoura crua ralada, um copo de √°gua e uma beterraba cozida. Em seguida, misture bem os ingredientes, at√© o conte√ļdo ficar com um aspeto homog√™neo. Coe e beba, 30 minutos antes das refei√ß√Ķes ‚Äď isso vai ajudar a aliviar a dor para que voc√™ possa manter a alimenta√ß√£o normal durante a infec√ß√£o.

Ervas

Algumas ervas tamb√©m s√£o grande aliadas contra essas infec√ß√Ķes por aftas. Uma solu√ß√£o na base de carqueja pode ser usada com relativa efici√™ncia nos casos de estomatite aftosa. Coloque 60 gramas da planta em um litro de √°gua, aguarde 15 minutos e, depois, fa√ßa bochechos com o l√≠quido.

Os bochechos também podem ser feitos com uma solução com 50 gramas de alfavaca seca em um litro de água. Faça da mesma forma, aguardando 15 minutos. Os bochechos podem ser feitos várias vezes ao dia.

Bicarbonato de sódio

Muitas pessoas usam o bicarbonato de s√≥dio puro para diminuir a dor, j√° que o seu efeito destr√≥i as c√©lulas respons√°veis pela afta, entretanto, deve ser usado com cuidado, pois tamb√©m prejudica tecidos saud√°veis da mucosa ‚Äď e a√≠ a afta demora mais para desaparecer.

Fermentos

Outra indicação de remédio caseiro recomendado para combater a estomatite aftosa é o uso de fermentos láticos (bactérias originais do leite), combinados com própolis. Relatos de várias pessoas dão conta que o problema desaparece em poucos dias, além de aliviar a dor assim que aplicado sobre a lesão.

Cravo

Outro tratamento muito eficaz √© com o cravo-da-√ćndia. Ele tem propriedades medicinais bactericidas e √© tamb√©m usado como anest√©sico e antiss√©ptico. Voc√™ pode mascar o cravo v√°rias vezes ao dia.