É ASSIM QUE SERIA O ROSTO DE DEUS, SEGUNDO ESTUDO AMERICANO

É ASSIM QUE SERIA O ROSTO DE DEUS, SEGUNDO ESTUDO AMERICANO

Já faz muito tempo que a humanidade convive com a ideia da existência de um Deus cristão. Mas já percebeu que sua imagem nunca é diretamente representada? Por todas as partes é possível encontrar

Leia tudo

Já faz muito tempo que a humanidade convive com a ideia da existência de um Deus cristão. Mas já percebeu que sua imagem nunca é diretamente representada? Por todas as partes é possível encontrar figuras que ilustrem uma suposta imagem de Jesus, mas de Deus, pouquíssimas existem. Apesar de não termos sido "apresentados", é possível que você tenha alguma ideia de como é a aparência dele.

Se nunca tiver parado pra pensar nisso, esse é o momento certo! Independente de sua religião, ou mesmo da ausência dela, como você imaginaria a feição de Deus? Tente ilustrar em sua cabeça uma imagem que julga chegar o mais próximo possível. Conseguiu? Bem, um novo estudo foi capaz de chegar a uma conclusão, partindo da opinião de centenas de norte-americanos.

PUBLICIDADE

inRead invented by Teads
A face de Deus


Durante milênios, escritores, filósofos e artistas tentaram ilustrar a face de Deus. No entanto, sempre que o faziam traduziam no papel uma visão muito particular e que poderia não corresponder a como a maioria imaginava. Nesse sentido, uma equipe de psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, acabou saindo na frente.

Com a ajuda de 511 voluntários cristãos, a equipe conseguiu chegar a um resultado satisfatório. Os participantes foram apresentados a centenas de imagens que continham rostos aleatórios. Em seguida, foram orientados a escolher as características que acreditavam serem as mais próximas daquilo que imaginavam da divindade cristã. Então, o próximo passo foi o mais difícil, mas também o que mais esperavam: fundir os resultados obtidos a partir da pesquisa, para chegarem até a "face de Deus".

Bem, podemos dizer que o resultado final é bem diferente daquilo que nós por aqui imaginamos. Talvez você tenha pensado em um velho de barba branca e cabelos grandes, o que não corresponde em nada com a conclusão da pesquisa. De acordo com o estudo, os norte-americanos enxergam Deus como uma figura mais feminina e mais jovem do que é difundido tradicionalmente. Acima é possível ver o resultado. Pode parecer estranho, mas o rosto à esquerda seria aquele que supostamente pertence a Deus, segundo os voluntários. Enquanto isso, o da direita seria aquele totalmente inverso à imagem divina.

Diferentes visões


Sem grande surpresa, os pesquisadores também descobriram que as pessoas enxergavam Deus conforme suas crenças políticas, uma resposta ao que cada um acredita intimamente. Por exemplo, enquanto os mais liberais viam Deus como uma figura mais feminina, afro-americana e amorosa, os conservadores o enxergavam bem mais velho, caucasiano, rico e poderoso.

De acordo com Joshua Conrad Jackson, líder do estudo: "Esses vieses podem ter se originado do tipo de sociedades que os liberais e conservadores querem". Mas por outro lado, a descoberta mais surpreendente é de que as pessoas tendem a imaginar as características de Deus alinhadas com alguém bastante familiar: elas mesmas.

"Egocentrismo sugere que as pessoas veem o mundo e outras pessoas através das lentes do 'eu'. Talvez aconteça o mesmo com Deus... A visão das pessoas sobre a mente de Deus parece especialmente suscetível ao preconceito egocêntrico - superestimado o quanto os outros são como o 'eu'", disseram os pesquisadores.

E então pessoal, o que acharam? O resultado ficou parecido com aquilo que você imaginava? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via All Thats Interesting IFL Science
Imagens IFL Science HCJB

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL