DENTES DO BEBÉ: AS PERGUNTAS QUE TODOS OS PAIS FAZEM

DENTES DO BEBÉ: AS PERGUNTAS QUE TODOS OS PAIS FAZEM

O nascimento dos primeiros dentes do bebé levanta muitas dúvidas aos pais. Conheça as mais comuns e o que esperar desta nova

Leia tudo

O nascimento dos primeiros dentes do bebé levanta muitas dúvidas aos pais. Conheça as mais comuns e o que esperar desta nova fase.
O nascimento dos primeiros dentes do bebé é uma fase desafiante para os bebés mas também para os pais, especialmente para aqueles que passam a primeira vez por esta situação.

Quando os bebés são pequenos, as dúvidas são muitas e a grande preocupação dos pais é que haja algum problema de saúde com o seu bebé. A fase da erupção dos dentes não é diferente.

Para o bebé, o nascimento do primeiro dente representa um avanço no seu desenvolvimento. O bebé prepara-se para comer novos alimentos, com texturas que não líquidos.



DENTES DO BEBÉ: AS PERGUNTAS QUE TODOS OS PAIS FAZEM
1. O QUE ESPERAR DESTA FASE?
O nascimento dos dentes é um processo normal. O desenvolvimento dos dentes inicia-se quando o bebé ainda está no útero mas, em geral, o primeiro dente aparece por volta dos 6 meses.

Normalmente, o primeiro dente a romper é um dos incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva de baixo), rapidamente seguido pelos incisivos centrais do maxilar inferior e superior.

Quando os dentes começam a nascer, pode notar que o seu bebé se baba mais, morde tudo o que agarra, chora, perde o apetite ou rejeita alimentar-se.



2. PORQUE SE BABAM OS BEBÉS QUANDO NASCEM OS DENTES?
Porque a saliva ajuda a aliviar o incómodo provocado pela inflamação da gengiva.

3. FEBRE E O RANHO NO NARIZ SÃO SINTOMAS DO NASCIMENTO DOS DENTES?
Não. É muito raro a erupção dentária provocar febre. Se o bebé tiver mais do que 38,8 ºC e ranho ou o nariz entupido são sintomas de que pode estar constipado ou com outra patologia. Perante estes sintomas, deve procurar ajuda do pediatra.

4. A DIARREIA É UM SINTOMA DE ERUPÇÃO DENTÁRIA?
Até à data, não foi provada qualquer relação entre o nascimento dos dentes e diarreia. O bebé pode estar doente e apresentar sintomas que, muitas vezes são erradamente atribuídos ao nascimento dos dentes. Nesta situação, deve contactar o pediatra para correta avaliação da sintomatologia e tratamento adequado.

5. É NORMAL O BEBÉ RECUSAR ALIMENTOS SÓLIDOS QUANDO OS DENTES ESTÃO A NASCER?
Sim. Alguns bebés podem recusar alimentos sólidos, mamar ou rejeitar o biberão devido ao aumento da sensibilidade da gengiva. Roer, mastigar ou tocar na gengiva aumenta a dor e o bebé recusa alimentar-se.

6. QUANDO NASCEM OS PRIMEIROS DENTES?
A maior parte dos bebés começa a ter dentes depois dos 4 meses, normalmente entre os 6 e os 9 meses mas pode acontecer aparecem mais tarde, após os 12 meses de idade.

7. COMO SABER SE OS DENTES ESTÃO A NASCER?
Se pressionar a parte dianteira da gengiva inferior, o bebé chora.

8. ALÉM DA APLICAÇÃO DE GEL, QUE MAIS PODEM OS PAIS FAZER PARA ALIVIAR O DESCONFORTO?
Para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos primeiros dentes, pode usar um disco gelado ou embeber uma compressa esterilizada em água fria e aplicá-la na gengiva do bebé.

Confortar o bebé também ajuda a que se sinta melhor. Massajar as gengivas com o dedo vigorosamente antes das refeições também pode ajudar.

9. QUE DENTE APARECE PRIMEIRO?
O primeiro dente a aparecer é um dos incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva de baixo).

10. ATÉ QUE IDADE É NORMAL ESPERAR QUE OS DENTES NASÇAM?
Os dentes podem aparecer entre os 3 e os 12 meses. A altura da dentição é influenciada pela genética por isso, se os dentes nascerem mais tarde isso não significa que haja algum atraso no desenvolvimento do bebé.

Se até aos 12 meses de idade não aparecer qualquer dente, o pediatra poderá pedir para a criança ser observada por um médico dentista.

11. COM QUE IDADE SE DEVE LEVAR O BEBÉ AO DENTISTA PELA PRIMEIRA VEZ?
De acordo com a Academia Europeia e a Academia Americana de Odontopediatria, a primeira consulta no dentista deve ser realizada ainda no primeiro ano de vida.

Nesta consulta, é estabelecido um programa preventivo de saúde oral e os pais alertados para os hábitos que podem ser nocivos à futura dentição da criança.

12. OS DENTES DE LEITE DEVEM SER ESCOVADOS?
Até aos 6 meses, os pais devem limpar a boca do bebé com um pano húmido. Entre os 6-24 meses, use uma compressa húmida ou escova adequada à idade.

COMO ALIVIAR O DESCONFORTO PROVOCADO PELA ERUPÇÃO DOS PRIMEIROS DENTES?
Cada bebé / criança reage de forma diferente ao nascimento dos dentes. Em caso de dor ou desconforto, o bebé tentará levar à boca tudo o que apanhar para massajar a zona afetada para atenuar a dor.

Para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos primeiros dentes, pode usar um disco gelado, embeber uma compressa esterilizada em água fria e aplicá-la na gengiva do bebé ou aplicar um produto específico na zona afetada que pode encontrar em farmácias e parafarmácias.

Para os bebés que já iniciaram a diversificação alimentar pode preparar alimentos para comer à mão. Coza ligeiramente ao vapor e corte em palitos maça, pepino ou cenoura e leve ao frigorífico. Ofereça-os ao bebé bem frescos.