Como limpar couro cabeludo e se livrar da oleosidade excessiva

Como limpar couro cabeludo e se livrar da oleosidade excessiva

Com o excesso de resíduos dos produtos químicos, é importante fazer uma limpeza profunda do couro cabeludo. Veja como.

Leia tudo

Para quem tem cabelo oleoso, limpar couro cabeludo é tão importante quanto fazer limpeza de pele, você sabia? Mesmo lavando os cabelos com frequência, os resíduos dos produtos utilizados ficam acumulados em pequena quantidade no couro cabeludo. Dessa forma, com tempo, podem deixar a pele de couro mais oleosa ou até com mau cheiro.

Mas então, quais sãos as melhores formas de limpar couro cabeludo e mantê-lo sempre saudável? É isso que você vai ver a seguir.

3 Formas de limpar couro cabeludo

Quando seu couro cabeludo está limpinho e saudável, você reduz a queda dos fios, bem como o risco de caspa e outros problemas ocasionados pelo excesso de química e oleosidade.

1. Esfoliação capilar

Quando faz-se esfoliação na pele do corpo, o objetivo é remover as células mortas e excesso de resíduos remanescentes de produtos e da poluição diária. Então, por que não fazer o mesmo com o couro cabeludo, não é verdade?!

A esfoliação capilar, também chamada de peeling capilar, vai absorver a oleosidade que estiver excessiva no couro, purificar os poros e equilibrar o pH dos fios. Tudo isso sem deixar os cabelos ressecados.

Você pode fazer esse procedimento em casa ou no salão, toda semana ou a cada quinze dias. Utilize sempre com produtos próprios para este fim, que o seu cabeleireiro poderá recomendar.

Se fizer em casa, aplique assim que molhar os cabelos do banho, antes de passar xampu. Massageie somente o couro cabeludo em movimento circulares e lentos por cinco minutos.

Depois enxágue com água morna ou fria, lave com xampu próprio para limpeza e deixe os cabelos secarem naturalmente para observar o resultado. Há quem faça uma hidratação logo em seguida, mas vai depender do estado de saúde do seu couro cabeludo, se existe algum problema a tratar ou não.

2. Sabonete de coco

Uma maneira bastante eficaz de limpar couro cabeludo a cada dois ou três dias é utilizando sabonete de coco no lugar do xampu e do condicionador. Você pode fazer o teste para ver como seus cabelos reagem, já que o resultado não é o mesmo para todo mundo.

Preste atenção no produto que for comprar, pois o sabonete de coco não é a mesma coisa que sabão de coco usado para lavar louça e roupas, ok? Nesse, é comum haver componentes como soda cáustica, que não deve ser aplicada no corpo.

O sabonete de coco é adstringente, promovendo a limpeza profunda do couro cabeludo. Ele controla a oleosidade e hidrata as pontas ressecadas. Dessa forma, quem sabe até você nem precise mais lavar os cabelos todos os dias. Claro, também precisa cuidar para não usar cremes para pentear em excesso, muito menos aplicá-los na raiz.

3. Vinagre com alecrim

Quer fazer uma receita caseira para limpar couro cabeludo? O vinagre de maçã é um ótimo ingrediente para promover a limpeza. O alecrim vai fornecer muitas vitaminas e minerais para nutrir o couro cabeludo.

Coloque em um potinho um pouco do vinagre, misture pedacinhos de raminhos de alecrim fresco e deixe descansar por dez minutos.

Depois, aplique no couro cabeludo seco com ajuda de um algodão ou escova de dentes. Para isso, você vai precisar dividir os cabelos em mexas para aplicar bem no couro.

Depois que aplicou em tudo, deixe agir por cerca de vinte minutos. Depois vale normalmente, com xampu próprio para o seu tipo de cabelo, em água morna ou fria.

Dicas para manter couro cabeludo limpo

Se você já tem o couro cabeludo naturalmente oleoso, uma forma de mantê-lo sempre limpo é evitando o uso de produtos que contenham óleo, mesmo que sejam óleos vegetais saudáveis.

Então, utilize produtos que sejam feitos para o seu tipo de cabelo e tome cuidado para não passar em excesso.

Se possível, programe-se para ficar alguns meses sem utilizar química nos cabelos, permitindo que os fios se regenerem e para limpar couro cabeludo de forma prolongada.

A limpeza diária sugerida acima também é importante, além do cuidado em lavar os cabelos com água morna ou fria e deixar os fios secarem naturalmente, sempre que puder. Dessa forma você mantém a raiz sempre selada e protegida do excesso de produtos e da poluição do ar.

Importância de manter couro cabeludo limpo

Manter o couro cabeludo limpo é uma questão de saúde e estética. Pessoas com qualquer tipo de cabelo devem fazer, mas é especialmente importante para quem usa muita química ou tem cabelos muito oleosos.

Se não fizer, o couro tende a aumentar sua oleosidade, o que abre espaço para o surgimento de problemas como seborreia.

Se estiver fazendo uma limpeza diária e perceber que os fios estão ficando secos demais, pode ser que você não esteja dando tempo para que o couro cabeludo libere sua oleosidade natural. Em quantidade equilibrada essa oleosidade é necessária para manter a pele protegida. Nesse caso, reduza a frequência da limpeza.

Dica: Aplique máscaras capilares

Fale com seu cabeleireiro ou dermatologista para saber qual é a frequência recomendada para aplicar máscaras de hidratação nos seus cabelos. Elas intensificam o efeito da limpeza, dando nutrição, força e brilho para os cabelos.