Centro de reabilitação da Uepa ganha novas instalações.

Centro de reabilitação da Uepa ganha novas instalações.

Unidade faz cerca de seis mil serviços mensais. Novo prédio conta com salas de integração sensorial, fisioterapia neuro-pediatra e terapia ocupacional

Leia tudo

Unidade faz cerca de seis mil serviços mensais. Novo prédio conta com salas de integração sensorial, fisioterapia neuro-pediatra e terapia ocupacional neuro-pediatra.

As novas instalações do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estão prontas. O novo espaço faz parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O prédio conta com cinco consultórios, uma sala de integração sensorial, uma sala de fisioterapia neuro-pediatra e outra sala para terapia ocupacional neuro-pediatra.

O centro é da Unidade de Ensino-Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) da Uepa, que foi habilitada em 2014 para atendimento de dois tipos de especialidade: deficiência física e intelectual. Desde então, tornou-se referência na região metropolitana de Belém e municípios vizinhos, inclusive na Ilha do Marajó, com a realização de cerca de seis mil serviços mensais.

“Quando fomos habilitados, o mínimo era de 200 atendimentos. Com o crescimento da demanda, continuamos a oferecer o serviço, mas com essa ampliação teremos espaço para dar mais qualidade às pessoas”, declarou Ana Irene de Oliveira, gerente do CER II.

Obra e atendimento
A obra começou em 2015, com um orçamento de mais de R$ 900 mil do Ministério da Saúde (MS), possibilitando a ampliação de espaços existentes e construção de novas salas.

O CER II agora está dotado de ambientes para integração sensorial; terapia ocupacional e fisioterapia neuropediátricas, e cinco consultórios especializados para atendimento de autistas e pessoas com deficiência intelectual.

A equipe de trabalho do centro é multiprofissional e envolve as áreas de terapia ocupacional, neurologia, fonoaudiologia, assistência social, psicologia, psiquiatria, enfermagem e administrativa.

Além dos novos espaços, as melhorias preveem a aquisição de equipamentos a partir de outro recurso no valor de R$ 1 milhão, também do Ministério da Saúde. O valor está aprovado e o processo está em fase de transferência junto à Sespa. Enquanto isso, o espaço funcionará com um remanejamento dos equipamentos que a Ueafto já possui.

Serviço
O Centro Especializado em Reabilitação fica localizado no campus do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, no endereço travessa Perebebuí, 2.623.